fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

Transtornos mentais e a Teoria do desequilíbrio químico

O que causa transtornos mentais? Um desequilíbrio químico no cérebro está na origem do vários tipos de transtornos mentais e comportamentais?

A crença de que um desbalanço na “química do cérebro” é a causa das “doenças da mente” é bastante comum. Ela remete à uma famosa teoria do desequilíbrio químico cerebral.

Eu já havia comentado sobre o assunto em um vídeo no nosso canal no Youtube, antes de discutir esse assunto na universidade. Se quiser conferir:

Nesse episódio do nosso podcast de psicologia eu abordo um pouco melhor o tema (que surpreendeu muita gente e causou um certo estranhamento), partindo do texto A epidemia da doença mental. Nele são apresentados vários argumentos de diferentes autores sobre questões relacionadas à psicopatologia.

O meu foco nesse episódio foi falar dos argumentos de Robert Whitaker (um nome relevante da antipsiquiatria) e dos argumentos contrários à suas proposições. (Espero que não tenha ficado muito confuso).

Você pode ouvir no player abaixo ou em qualquer aplicativo agregador de podcasts (iTunes, Spotify, Castbox etc).

Você pode assistir também no Youtube:

Obs.: O que seria um episódio do podcast sobre conformismo social será postado no nosso canal de vídeos de Psicologia no Youtube [Psicoativo TV].

Tags:

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *