fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

Como guardar o que estudou para a prova daqui a 1 ano(!)?

Olá, eu sou Tiago, falando novamente sobre estudos e aprendizagem. Estou respondendo a uma pergunta que recebi no Instagram: como segurar um volume grande de estudo para uma prova daqui a 6 meses a 1 ano?

Afinal, aprender é importante, mas como garantir que o conhecimento permaneça a longo prazo? Como lembrar do que estudou na hora da prova se tanto tempo se passou?

Respondi em vídeo também, caso você prefira esse formato:

Como guardar o que estudou

Mantenha o Conteúdo em Uso

A primeira dica é simples, mas poderosa: mantenha o conteúdo em uso. A memória também segue uma espécie de “lei do desuso. O que você não revisa ou aplica com frequência tende a ser esquecido. Por outro lado, quando você reforça as conexões sinápticas, a memória fica mais ativável e é mais fácil lembrar.

Estratégia de Revisão

As revisões são essenciais para fixar o conhecimento. Se você tem uma prova daqui a um ano, comece já. Mas não precisa estudar o conteúdo completo de novo. Você pode fazer o seguinte:

  1. Resumos e mapas mentais: Transforme o conteúdo em resumos e mapas mentais. Isso ajuda a reduzir o conteúdo, organizar as informações e facilita a revisão.
  2. Divida as revisões ao longo do tempo: Não tente estudar tudo de uma vez e depois nunca mais. Estabeleça um cronograma para as revisões do conteúdo. Por exemplo:
    • Hoje: Estude um pequeno tópico.
    • Amanhã: Revise o que estudou hoje. Já pode ser o conteúdo resumido. Eu costumo fazer revisões resumindo o conteúdo cada vez mais. Por exemplo: no dia 2, ao pegar o conteúdo que estudei para resumir, já estou revisando. Na próxima revisão posso resumir ainda mais, fazer mapas mentais etc.
    • Daqui a três dias: Faça outra revisão.
    • Uma semana depois: Mais uma revisão.
    • Um mês depois: Faça uma revisão.
    • Três meses depois: Outra revisão.

Aumente os intervalos: À medida que o tempo passa, vá aumentando os espaços entre as revisões.

Isso é chamado de prática espaçada, uma técnica de estudo muito poderosa. Mantenha revisões frequentes até um ano após o aprendizado inicial. Isso mantém a memória ativa e fortalece as conexões neurais. Essa estratégia vai te ajudar a guardar o que estudou.

Lembre-se: o conhecimento é construído com conexões. Quanto mais conteúdo você retém a longo prazo, mais fácil será aprender novos tópicos no futuro.

Como guardar o que estudou: nível máximo

A prática espaçada é só uma de várias técnicas de estudo que existem. Mas ela sozinha tem seus limites. Por exemplo: você não vai conseguir guardar o que estudou tão bem se ficar revisando conteúdo que você não entendeu bem e/ou que não faz sentido. Isso se resolve melhorando a compreensão e a atribuição de significado.

A melhor forma de guardar o que você estuda é usar uma combinação das melhores técnicas de estudo seguindo os princípios da ciência da aprendizagem.

“Ah, Tiago, mas como vou saber disso?”

Fácil, no Hackeando a Aprendizagem. Eu criei o curso justamente pra isso: te ajudar a levar a aprendizagem ao nível máximo (e também por mim, claro, que adoro esse assunto).

É um curso online que você faz quando quiser e quantas vezes quiser, dentro do período de 1 ano. É focado na prática, como esse texto aqui que você leu.

Qualquer dúvida, fala comigo.

Abraço!

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *