Os melhores Livros de Psicologia para iniciantes
Quais são os melhores livros para começar a estudar Psicologia?
Estão sempre me perguntando lá no Instagram: “por onde começar a estudar psicologia por conta própria?” “Quais são os livros que recomendo para iniciantes em Psicologia?“
Na minha opinião todos deveriam ler livros de psicologia. Eles são úteis para entender pessoas e, além de sermos pessoas, nos relacionamos com pessoas o tempo todo. Ou seja, você entende melhor todo mundo.
Minha lista de indicação com os melhores livros de psicologia para iniciantes (leigos, estudantes e até graduados).
Livro bem para iniciantes, para ser lido com cuidado: ♦ O livro da psicologia
A vantagem dele é ser mais simples e fácil, por isso pode ser uma introdução ao universo da Psicologia. Mas, se puder, pule e já invista nos próximos ou pelo menos tenha em mente que “O livro da psicologia” é muito limitado, apesar do título.
Infelizmente muito da “psicologia pop” é ruim. Os livros de “psicologia” mais vendidos não são bem fundamentados em boa ciência psicológica.
*
Esses dois próximos são exceção. Não são livros de psicologia feitos para estudantes de graduação, mas sim livros de psicologia para leigos.
♦ Como a mente funciona – Steven Pinker
♦ Rápido e devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman
Como a mente funciona – Steven Pinker: Acredito não ser muito difícil de entender, com exceção de algumas partes, como aquela sobre percepção visual (não tem um jeito fácil de entender esse troço mesmo 😐) . Tem um monte de ideias, sobre psicologia evolucionista por exemplo, que mudam (e facilitam) nosso entendimento da mente e do comportamento humano.
Rápido e devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman. Esse é bem popular. Um dos poucos livros de psicologia com boa base científica que você vai ver nas listas de mais vendidos. (E um dos poucos em que o autor foi vencedor de prêmio Nobel).
Esses dois livros que indiquei são os mais populares e menos complicados, com boa base cientifica. Apesar disso, também tem suas limitações. O “Rápido e devagar”, por exemplo, tem seus problemas por ter sido lançado antes de uma grande fase de revisões de estudos/experimentos psicológicos e por motivos comerciais. Se quer um livro melhor do Kahneman (e mais difícil), pega o Heuristics and Biases: The Psychology of Intuitive Judgment.
*
Agora vou indicar livros didáticos/acadêmicos/científicos de psicologia. São “livros-texto”, ou “livros didáticos”, ou seja, livros criados para uso em cursos de graduação em psicologia em faculdades / universidades. Eles são mais “pesados”, mas valem a pena. Em vários deles você não precisa ler tudo, pode focar nas partes que mais te interessam.
Essas dicas são de livros básicos de Psicologia. Infelizmente, a formação nas faculdades de psicologia do Brasil tem alguns problemas, e é bem possível que mesmo lá você não trabalhe com eles.
São ótimos materiais, utilizados em universidades importantes mundo afora e com eles você já vai estar bem à frente da maioria das pessoas no entendimento da psicologia, sendo estudante de graduação ou leigo (alguém que não é dessa área de estudo / trabalho).
Livros de história da Psicologia
História da Psicologia
♦ História da Psicologia – Schultz & Schultz
♦ História da Psicologia – James Goodwin
♦ História de la Psicologia – Thomas Leahey
História da Psicologia Moderna – Schultz & Schultz
História da Psicologia Moderna – James Goodwin
Historia de la psicología – Thomas Leahey
Esse último está em espanhol, mais difícil de achar…mas se você for obsessivamente curioso como eu ao ponto de ler 3 livros de história da psicologia pra conferir… 😅)
Pior que sou ainda mais obsessivo com livros de Introdução à Psicologia. Vou deixar aqui algumas opções (você pode pegar um só)
Livros de Introdução à Psicologia
♦ Introdução à Psicologia – Feldman
♦ Introdução à Psicologia – Atkinson e Hilgard
♦ Ciência Psicológica – Gazzaniga
Introdução à Psicologia: Atkinson e Hilgard
Introdução à Psicologia – Robert Feldman
Ciência Psicológica – Michael Gazzaniga (uma das maiores referências vivas do mundo em neurociências e psicologia).
Tem alguma sugestão ou pergunta sobre algum livro? Comenta aí embaixo ↓
About the Author
2 Comments
Sou advogado de formação. Curioso em psicologia. Tivemos no Rio Grande do Sul um dos mais brilhantes advogado criminalista que este país já conheceu. Quando perguntado ao que creditava seu sucesso, Doutor Lia Pires, costumava responder sem meias palavras à Psicologia. Ele que era formado em psicologia pela faculdade Federal do Rio Grando do Sul. Era uma verdadeira Águia. Obrigado pelas indicações!
Oi, Antônio.
Concordo com ele. Estudar Psicologia mudou e continua mudando minha vida pra melhor, o tempo todo.
Fico feliz quando consigo conversar com pessoas de outras áreas, porque cada vez mais tenho como objetivo compartilhar esse conhecimento (que fica muito limitado à pesquisa científica e à psicologia clínica / psicoterapia) de forma a contribuir pelo menos um pouco na melhora da vida das pessoas.
Muito obrigado por comentar e contar esse caso.
Abraço o/