fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

Como tirar um pensamento repetitivo da cabeça? Dicas práticas para o desgrude cognitivo

Pensamentos repetitivos podem ficar repetidamente se repetindo na sua mente mente mente…te grudando em um fluxo repetitivo de pensamentos repetitivos se repetindo repetidamente…

Pensamentos repetitivos até podem ser úteis quando te levam a algum lugar (uma solução, uma compreensão). Porém, muitas vezes eles mais atrapalham do que ajudam.

Como tirar pensamento repetitivos da cabeça se até parece que não temos controle deles? Pode parecer que não, mas temos (pelo menos em parte). E tem muito o que podemos fazer a respeito. Vem comigo.

Como tirar um pensamento repetitivo da cabeça: dicas práticas

Distraia-se

Mude o fluxo dos seus pensamentos repetitivos para outros pensamentos. Você pode fazer isso mudando sua cadeia de raciocínio e manipulando estímulos externos. Por exemplo:

  • assistir filmes
  • trabalhar
  • ler um livro
  • ouvir música
  • conversar com alguém

Aceite o Pensamento:

O primeiro passo é reconhecer o pensamento sem se julgar por tê-lo. Aceitar que o pensamento está presente pode ajudar a evitar resistência, tornando mais fácil trabalhar com ele.

O que acontece é que quando não aceitamos um pensamento, adicionamos outro pensamento ao pensamento repetitivo. Assim, podemos acabar tendo outro pensamento repetitivo: o pensamento “eu não deveria estar tendo esse pensamento repetitivo!”. Ficou repetitivo, né? Pois é.

Ao aceitar que o pensamento repetitivo apareça sem querer espantá-lo desesperadamente, você pode evitar que ele grude na sua cabeça e fique tocando em loop.

Prática de Mindfulness e Meditação:

A prática da atenção plena (mindfulness) e da meditação pode ajudar a aumentar a consciência dos pensamentos sem se prender a eles. Técnicas simples, como se concentrar na própria respiração, podem desviar a atenção dos pensamentos repetitivos.

Também ajuda se colocar como um observador dos próprios pensamentos, em vez de funcionar no automático obedecendo a eles.

Desafie os pensamentos negativos:

Se os pensamentos repetitivos forem negativos ou causarem ansiedade, desafie-os questionando sua validade. Procure evidências que apoiem ou contradigam o pensamento e explore perspectivas alternativas mais positivas.

Exemplo: aparece na sua cabeça repetidamente o pensamento “a qualquer hora as pessoas de quem gosto vão me abandonar e vou morrer sozinho”. Se você parar para analisar bem, isso faz sentido? Essas pessoas dão sinais de que vão te abandonar? Qual é a probabilidade de isso acontecer? Mesmo que, na pior das hipóteses, isso aconteça, isso determina que você vai morrer só? Você não conseguiria fazer outros amigos ou resgatar antigos?

Crie um “Tempo para Preocupações”:

Estabelecer um tempo específico durante o dia como seu “tempo para preocupações” permite que você aborde conscientemente seus pensamentos repetitivos. Fora desse tempo, concentre-se em redirecionar seus pensamentos para temas mais positivos e produtivos.

Se os pensamentos negativos aparecerem em outros horários, anote e guarde para o tempo das preocupações.

Escreva os Pensamentos:

Manter um diário pode ser uma maneira eficaz de externalizar pensamentos repetitivos. Escrever sobre o pensamento e explorar seus sentimentos pode proporcionar clareza e alívio.

Além disso, é muito comum que a gente pense que tem que ficar pensando nos pensamentos repetitivos… já que eles são repetitivos…então devem ser importantes…mas talvez só sejam repetição sem importância, como um NPC coadjuvante. Ao registrar seus pensamentos, você guarda eles em um local seguro, daí você não precisa se preocupar em perdê-los.

Pratique a Autocompaixão:

Seja gentil consigo mesmo. Entenda que todos enfrentamos pensamentos repetitivos, e isso não te torna fraco ou falho. Trate-se com a mesma compaixão que ofereceria a um amigo.

Pensamentos repetitivos são normais, todo mundo tem. Como quase ninguém comenta, parece que se você tem eles são mais importantes do que são.

Mude de ambiente

O contexto afeta o que pensamos. Pode ser que o ambiente em que você está influencia essa repetitividade de pensamentos negativos. Isso inclui seu ambiente físico, mas também seu ambiente social e e virtual (internet, tv etc). Se possível, vá para lugares que você sabe que te deixam mais calmo e te permitem pensar melhor e mais fluidamente.

Planeje e aja

Como você pode se livrar desses pensamentos repetitivos na prática? Se for um pensamento do tipo “O que será que vai acontecer se eu fizer isso?”, você pode fazer isso e testar? O que de pior pode acontecer? Muitas vezes ficamos ciclando na própria cabeça questões que poderiam facilmen te ser respondidas com ações.

Aprenda Psicologia Prática

Todo mundo tem pensamentos repetitivos, mas pouca gente sabe lidar bem com eles. Já viu gente falando que deveríamos aprender Finanças Pessoais ou culinária na escola? Se for assim deveríamos aprender Psicologia também. mas não aprendemos.

Por mais que pareçam abstratos, pensamentos são questões muito práticas. Pensamentos repetitivos são padrões de funcionamento cerebral. Podemos nos livrar deles (ou pelo menos conviver bem melhor com eles) usando técnicas como as que ensino no Psicologia Prática – 107 técnicas para mudar sua vida.

O Psicologia Prática é um ebook (livro digital). Assim que você compra, recebe um email com seus dados de acesso para baixar o PDF. O capítulo 11 é especificamente sobre técnicas para lidar com pensamentos. É um manual para você usar seu cérebro melhor e sair desse ciclo vicioso dos pensamentos repetitivos. Clique aqui para saber mais.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *