fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

Como estudar com resultado? A memória e a aprendizagem eficaz

Se você está fazendo perguntas do tipo “Como estudar e ter bons resultados?” ou “O que é preciso para ter sucesso nos estudos?” está em um bom caminho.

Muita gente simplesmente estuda, sem nunca aprender como estudar bem. Logo, se você busca aprender como aprender, já está um passo a frente. Tenho uma notícia ruim e uma boa para você.

A notícia ruim: aprender exige investimento. É claro que você, assim como eu, gostaria de saber como estudar com resultado DE FORMA RÁPIDA, FÁCIL E INDOLOR. Não é atoa que promessas milagrosas de aprendizagem rápida e sem esforço continuam e continuarão existindo, já que sempre tem quem compre essas ideias. A real é que o aprendizado é um resultado que exige certo esforço. Mas calma, não desfaleça ainda…

A notícia boa: é possível estudar e ter bons resultados minimizando o esforço. Veja, não estou dizendo que você vai aprender dormindo e absorvendo informações por osmose. Estou dizendo que você pode aprender como estudar de forma inteligente, eficaz e eficiente.

Primeiro, vamos falar da eficácia, ou seja, como estudar com resultado (ou seja: aprendendo de verdade, e não apenas fingindo que está aprendendo). Para isso, vamos usar as 3 etapas da memorização.

Como estudar com resultado: o que funciona para aprender de verdade

Muitas estratégias e técnicas populares não são eficazes. Exemplo: você tem um texto com um assunto totalmente novo para você (seilá, física quântica). Você quer reter a informação na memória, então relê o texto 10x seguidas. Quanto você acha que vai lembrar desse texto daqui a 1 ano? E daqui a 10 anos? Entendendo como funciona a memória, sabendo sobre a curva do esquecimento e sobre técnicas de estudo eficazes e ineficazes, podemos dizer que você não lembrará nada ou quase nada. O que fazer então? Aprender estratégias e técnicas de estudo que realmente produzem resultados. Vejamos algumas delas.

Atenção

Óbvio, né? Mas nem sempre. Muita gente acredita que pode simplesmente passar os olhos rapidamente pelo texto que ele entrará em sua mente de alguma forma mágica. Ou que é possível ouvir uma aula em vídeo com velocidade 4x enquanto lava louça e conversa com a mãe.

A atenção é fundamental para a 1ª etapa da formação da memória: a codificação. É necessário que a informação entre efetivamente no seu sistema cognitivo. Não é só se expor ao estímulo sonoro (alguém falando), é preciso que seu cérebro processe essa informação. E seu cérebro é muito bom em ignorar estímulos. Você pode dirigir por um longo percurso sem prestar atenção no caminho e depois nem se lembrar de nada. Você estava no automático, não estava aprendendo.

Então, uma primeira resposta ao como estudar com resultados é: estude com atenção.

Manutenção

Aprender não é só engolir informação de qualquer jeito. Lembra que falei de processamento? Pense no sistema digestivo como metáfora para o sistema cognitivo.

Imagine que você quer ficar bem nutrido e então enche o ** estômago de vitaminas. Toma, seilá, 10g de vitamina C de uma vez só esperando se tornar imortal perante a gripe. O que acontece, na verdade? Seu corpo excreta o excesso na urina. Ou seja, foi um desperdício.

Pense agora na releitura massiva. Você lê o mesmo texto 10x seguidas e espera ter 10x mais resultados. Faz sentido, né? Não. Não é assim que o cérebro funciona.

(Nem tudo que faz sentido tá certo. Faz sentido que a Terra esteja parada, por exemplo. No mundo da memória e das ciências da aprendizagem, muita coisa que gera resultados nos estudos é contraintuitiva!)

A 2ª etapa da formação de memórias é o armazenamento. Isso significa a manutenção da informação no seu cérebro. Mas se já vimos que reler um monte de vezes seguidamente não ajuda, o que fazer?

Não é que a repetição seja ruim. A repetição nos estudos é boa, mas se feita do jeito certo. A repetição espaçada é muito mais eficaz do que a repetição seguida!

Você pode, por exemplo, estudar o texto hoje, revisar amanhã, depois de uma semana, depois de um mês, depois de um ano e por aí vai…

Então, uma segunda resposta ao como estudar com resultado é: mantenha a informação no seu cérebro.

Contraintuitivo, né? Na hora que você estuda a informação tá “fresca”. Pode parecer que se não estudar mais na hora, a informação vai fugir da cabeça, certo? Sim! É isso mesmo. Mas o que parece um problema é a solução, como veremos na terceira e última etapa.

Evocação

Não basta apenas que a informação entre e se mantenha no seu cérebro, é preciso acessá-la.

Imagine que seu cérebro é uma biblioteca. Você “comprou” um livro novo e guardou na sua biblioteca. A informação entrou e se mantêm na sua casa. Mas sua biblioteca tem 10.000 livros e tá uma zona, igual a biblioteca do Piaget.

“Tenho certeza que eu vi por ali! Eu acho…”

Daí alguém te faz uma pergunta e você sabe que tem a resposta em algum dos livros da sua biblioteca, mas…não consegue encontrá-lo. E aí?

Você precisa melhorar a evocação da memória. Ou seja, você precisa melhorar a acessibilidade e o aparecimento da memória. Como fazer isso?

Uma técnica muito útil é (re)produzir a informação da própria memória.

Claro que seria mais fácil buscar a informação novamente em uma fonte externa (google, por ex), mas fazer o mais difícil, que é cavar essa informação na sua própria cabeça, é mais eficaz!

A informação vai sair meio zuada no começo, é normal. É aparentemente pior, mas na real é melhor (lembra do que falei sobre as técnicas serem contraintuitivas?). Produzir sua própria informação reforça seu caminho (neural) e seu padrão de ativação (neural), facilitando sua recuperação nas próximas vezes.

É como você ir tantas vezes buscar um certo livro na sua biblioteca que o caminho fica mais rápido e fácil. Com o tempo, o esforço diminui e a informação fica mais facilmente acessível.

 Como estudar com resultado (eficácia), um resumo:

Como vimos, para estudar e ter resultados (aprendizagem, suponho), precisamos de 3 coisas: aquisição, manutenção e acesso à informação. Isso é estudar com eficácia, ou seja, um estudo que produz resultados.

Contudo, aprender como estudar com resultado não é a melhor questão que você pode ser fazer. Afinal, posso ter algum resultado, mas QUANTO? Com QUANTO esforço?

Eficácia diz respeito a: funciona ou não, produz resultado ou não. Uma pergunta melhor é como estudar e ter bons resultados?, porque aí nos aproximamos da eficiência.

Como estudar para obter os melhores resultados

Como eu disse, não tem milagre. Não vamos ter bons resultados estudando com métodos que prometem muito mas não entregam nada. Precisamos estudar com inteligência, utilizando métodos que realmente produzem resultados.

Como eu disse, nossa percepção nos engana. Podemos achar que reler 10x direto é muito bom para aprender, mas na verdade reler 10x em dias diferentes é muito melhor.

Como saber os melhores métodos de estudo, então? Com ciência. O melhor: eu produzi um curso exatamente para isso!

Como hackear a aprendizagem

O Hackeando a Aprendizagem: A ciência de como estudar melhor é o que você precisa para aprender como estudar e ter os melhores resultados possíveis. Isso significa: aprender o máximo possível com o menor investimento possível de tempo e energia (sendo realista, sem delirar).

Para isso, o foco é em técnicas de estudo que funcionam bem e em como utilizá-las. É um curso online, gravado. Você pode assistir quando quiser.

Clique aqui para saber mais.

Qualquer dúvida, fala comigo.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *