Quais são os 3 tipos de ciúmes? (Um é ok, dois podem ser problema)
Há três tipos qualitativamente diferentes de ciúme: ciúme reativo, ciúme ansioso e ciúme preventivo (segundo Buunk, 1997).
O resumo de Barelds et al. (2017) ficou bem bom, vejamos.
Os 3 tipos de ciúme
1. Ciúme reativo
“O ciúme reativo é o grau de aborrecimento que os indivíduos experimentam quando seu parceiro está sendo emocionalmente ou sexualmente infiel”. Exemplo: quando o parceiro está flertando ou fazendo sexo com outra pessoa.
2. Ciúme preventivo
O ciúme preventivo — às vezes também chamado de ciúme possessivo — é a tendência de impedir o contato de seu parceiro com uma terceira pessoa. Exemplo: pessoas com esse tipo de ciúme podem achar inaceitável que seu parceiro tenha amigos do sexo oposto. O ciúme preventivo pode ter como consequência extrema a violência e a perseguição.
3. Ciúme ansioso
O ciúme ansioso é um processo no qual a pessoa “rumina sobre a possibilidade de infidelidade do parceiro e experimenta sentimentos de ansiedade, suspeita, preocupação, desconfiança e aborrecimento.”
O quanto os três tipos diferentes de ciúme são potencialmente problemáticos ou “não saudáveis”
“Como o ciúme reativo constitui uma resposta direta a uma ameaça real de relacionamento (por exemplo, o parceiro está fazendo sexo com outra pessoa), o ciúme reativo pode ser considerado relativamente “saudável” ou “racional”. Responder com ciúme quando o parceiro foi infiel pode até ser considerado um sinal de amor e/ou comprometimento.”
(Claro, depende da resposta. Esfaquear alguém por causa de ciúme não é uma boa, mesmo que seja um ciúme “racional”.)
Inclusive, houve estudo em que encontraram uma relação positiva entre o ciúme reativo e a qualidade do relacionamento. Isso indica que nem todo tipo de ciúme é ruim. Mas essa relação com a qualidade do relacionamento não apareceu com os outros tipos de ciúme.
Os outros dois tipos de ciúme (preventivo e ansioso) podem se tornar bem problemáticos. Por que?
A razão mais importante para isso é que tanto o ciúme preventivo quanto o ansioso podem ser desencadeados em resposta a um rival imaginado em vez de real. Assim, eles podem se tornar ciúmes delirantes.
Por exemplo: na experiência do ciúme, as pessoas podem projetar sentimentos e preferências no parceiro. Pessoas com um interesse mais forte em sexo casual e mais propensas a serem infiéis podem acreditar que seus parceiros também são assim, mesmo que esse não seja o caso.
Por que os 3 tipos de ciúme importam?
Falar em tipos de ciúme ajuda a entender melhor a própria experiência. É comum que as pessoas tenham pensamento tudo ou nada: ou o ciúme é bom OU é o ciúme é ruim. Quando falamos de tipos de ciúme diferentes, podemos entender melhor que um pode ser bom, outro ruim.
Se você tem o tipo de ciúme reativo, pode perceber que ele pode ser útil. Não necessariamente é um problema. Por outro lado, perceber que tem o tipo de ciúme preventivo ou o ansioso pode te ajudar a descobrir que talvez você precise aprender a lidar melhor com seu ciúme.
Se é esse o caso e você precisa de ajuda, dá uma olhada no Livre do Cíume. É um curso online onde ensinamos como lidar com qualquer tipo de ciúme problemático.
About the Author
0 Comments