fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

Quem chamar para banca de TCC? Eu! (Mas te dou outras ideias também…)

O fantasma do TCC (trabalho de conclusão de curso) assombra muitos alunos desde o começo do curso. Um dos principais motivos é que a defesa do TCC inclui o processo de avaliação por uma banca. Mas isso não precisa ser o fim do mundo. Na verdade, pode ser até tranquilo.

Todas as bancas que participei (como “defensor” ou platéia) foram bem tranquilas. Não presenciei nenhum avaliador desgraçado maligno. Claro que eles podem existir, mas um bom modo de evitá-los é saber quem chamar para a banca de TCC de forma que ela seja a melhor experiência possível.

Quem chamar para a banca de TCC e porque eu

Minha primeira sugestão de quem chamar para a banca do seu TCC…sou eu. Por que?

Bem, em primeiro lugar sou gente boa :). Eu não vejo a banca de TCC como uma avaliação pessoal (e acredito que ninguém deveria pessoalizar isso). Claro que é o resultado do seu trabalho, mas…é só isso: seu trabalho. É só algo que você fez, entre muitas outras coisas. O resultado depende das condições que você teve, da sua formação, do tempo que você teve pra investir etc. Não acho que deva ser um julgamento da pessoa que fez, mas apenas do trabalho em si. E, na verdade, é uma ótima oportundiade para aprender mais sobre ciência. Vai que você gosta do assunto ou quer seguir carreira acadêmica…

Em segundo lugar, (deixando a modéstia de lado pra poder vender meu peixe) eu tenho boa experiência com ciência. Sou doutorando, mestre e graduado em Psicologia, especializando em Neurociências.

Coordenei estágios de pesquisa e coorientei iniciação científica. Sou membro do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão da Cognição, Cotidiano e Desenvolvimento (CODE.Lapex).

Pesquiso temas relacionados à avaliação psicológica, adaptação de instrumentos psicológicos, terapia cognitivo-comportamental (TCC), saúde mental, dependência digital e aconselhamento de carreira.

Tenho formação complementar nas seguintes áreas:

  • Aprendizagem e educação
  • Neurociências
  • Estatística aplicada à psicobiologia e análise quantitativa de dados em ciências sociais, humanas e da saúde
  • Filosofia da ciência
  • Comunicação e escrita científica
  • Revisão bibliográfica sistemática
  • Didática
  • E mais outras coisas…

Participei da publicação de artigos científicos, livros e trabalhos em eventos científicos. Fiz várias apresentações em eventos e ministrei minicursos na universidade.

Enfim, fiz e continuo fazendo muita coisa no meio acadêmico/científico. Dá uma olhada no meu currículo lattes se quiser saber mais.

*

Agora, pode ser que você não queira ou não possa me chamar. O que fazer? Vamos ver alguns tópicos importantes para você decidir quem chamar para sua banca de TCC.

Quem escolhe a banca examinadora?

A responsabilidade de escolher quem chamar para a banca examinadora geralmente recai sobre o próprio estudante que está prestes a defender seu TCC.

Mas isso varia em cada caso. Pode ser que o orientador pelo menos sugira pessoas. Então, o primeiro passo é conversar com o seu orientador(a). Eles desempenham um papel fundamental nesse processo. O orientador(a) conhece o seu trabalho (muitas vezes, pelo menos) em profundidade e pode oferecer sugestões valiosas sobre quem seria adequado para compor a banca.

Quem pode ser convidado para banca de TCC?

Alguns lugares colocam como requisito que os avaliadores da banca possuam pelo menos título de mestrado, outros que eles sejam pelo menos especialistas, e em outros casos basta ter ensino superior. Como as regras dependem da instituição, você precisa verificar isso com seu orientador ou com a coordenação do curso.

Quantas pessoas tem em uma banca de TCC?

Geralmente é composta por 3 a 5 membros. A formação mais comum é uma banca com 3 membros:

  • Orientador(a)
  • Dois Professores Avaliadores

Tem que dar presente para banca de TCC?

Nunca vi isso ser obrigatório. Mas, como sempre, confira com a sua instituição.

(e se quiser me mandar um caixa de paçocas, estarei aceitando).

Bem, vamos ao ponto principal.

Quem chamar para banca de TCC?

Antes de escolher os membros da banca, é importante entender o papel que eles desempenharão. A banca avalia o seu TCC, fazendo perguntas, oferecendo sugestões e, ao final, atribuindo uma nota. Portanto, os membros devem ter conhecimento na área do seu trabalho.

Critérios para Seleção

Considere os seguintes:

  • Busque professores que tenham conhecimento relevante para avaliar seu trabalho. Isso pode envolver entender do tema do seu TCC, mas não só. Pessoas que entendem de metodologia científica podem ajudar muito.
  • Ter membros com diferentes perspectivas enriquece a avaliação. Isso pode incluir professores de diferentes departamentos ou até mesmo profissionais da área.

Busque pelo currículo:

O currículo lattes é uma vitrine do acadêmicos. Lá eles colocam o que eles fazem, o que pesquisam, com o que trabalham. Você pode buscar pelo nome deles ou pode buscar pelo assunto. E essa função pode ser a que mais te ajudará.

Por exemplo, se você buscar por “escala de dependencia digital” lá, exatamente dessa forma, meu nome deve aparecer entre os primeiros resultados. Isso porque o trabalho principal do meu mestrado foi a adaptação de uma escala de dependência digital para o Brasil.

Esse aqui é o link direto para fazer a busca.

Como se dirigir a uma banca examinadora?

Nessas situações é bem comum o uso de linguagem mais formal. Particularmente, eu não gosto muito de formalidades, e muitas vezes as defesas em bancas fluem para algo mais natural. Porém, é recomendável pelo menos iniciar as conversas de maneira mais formal.

Eu sei, isso pode te parecer um obstáculo nessa fase. Por isso é ótimo ter modelos! (E, como a linguagem formal é…formal, os modelos facilitam muito). Vejamos.

Como convidar alguém para Banca de TCC

Como fazer um convite para banca de qualificação?

Converse com seu Orientador(a)

Antes de convidar outros membros, discuta com seu orientador(a). Eles podem ter sugestões valiosas. Seu orientador(a) também pode ajudar a fazer os convites formais.

O que escrever no Email convite para Banca de TCC

Explique o propósito da banca e a data da defesa. Forneça informações sobre o local e horário.

Também sei que isso pode parecer algo terrível para quem nunca fez. Mas para sua salvação temos os…modelos!

Mensagem de convite para Banca de TCC

Exemplo de mensagem que você pode adaptar:


Assunto: Convite para Participação na Banca de TCC

Prezado(a) [Nome do Professor ou Profissional],

 

Espero que esta mensagem o(a) encontre bem. É com grande satisfação que convido você para fazer parte da banca examinadora do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “[Título do Seu TCC]”.

 

A defesa está agendada para o dia [data] às [horário] na sala [local]. Seu conhecimento e experiência na área [especificar a área do TCC] seriam de grande valia para a avaliação do meu trabalho.

 

Atenciosamente,

 

[Seu Nome] [Seu Curso] [Seu Contato]


Lembre-se de personalizar a mensagem com os detalhes específicos do seu TCC e de verificar se todos os dados estão corretos. E não precisa enviar em itálico, só coloquei assim pra destacar.

Algumas instituições também oferecem modelos de carta convite para banca de TCC. Vale a pena perguntar por aí ou dar uma olhada no site da sua instituição.

Também é comum colocar orientadores em cópia no email (muita atenção aqui, eu já esqueci várias vezes😅). Verifique isso com o seu.

Considerações finais

(pareceu até um trabalho acadêmico agora, né?)

O TCC não é o fim do mundo, e pode ser bem menos desagradável do que parece. A banca tem um papel importante nisso. Avaliadores razoáveis não vão querer te oprimir, mas sim contribuir com sua formação.

Espero que esse artigo te ajude a escolher bem quem chamar para sua banca de TCC.

Se minha participação te interessar, pode falar comigo pelo meio que preferir. Pode me mandar email, ou mensagem direta no Instagram.

De todo modo, espero que você tenha uma ótima banca! 🎓

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *