Um gigante da Psicologia Científica (que ninguém conhece)
Robert Duncan Luce (1925 – 2012) foi um dos maiores nomes da Psicologia Matemática. Infelizmente, ninguém conhece psicologia matemática nem o Luce.
(Essa publicação foi sugerida e inspirada pelo Altay, um dos raríssimos psicólogos brasileiros que conhece a área.)
R. Duncan Luce era bacharel em Engenharia Aeronáutica e PhD em Matemática pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Foi professor de estatística matemática e sociologia na Universidade de Columbia e de psicologia em Harvard.
Foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências, para a Academia Nacional de Ciências (EUA) e para a Sociedade Filosófica Americana. Ganhou um monte de prêmios, incluindo a Medalha Nacional de Ciência dos EUA em ciências comportamentais e sociais. Recebeu um prêmio de contribuição científica distinta da Associação Americana de Psicologia e, pelo conjunto de sua obra na Ciência da Psicologia, recebeu a Medalha de Ouro da American Psychological Foundation.
Aplicou ideias de álgebra abstrata em um método que tornou-se padrão na ciência da computação, com aplicações nas ciências sociais e em muitos outros ramos da ciência. Abordou o problema da escolha e forneceu base para uma vasta gama de pesquisas em psicologia e economia.
A partir da década de 1960, Luce procurou estabelecer princípios fundamentais relevantes para a medição de quantidades psicológicas (como valor e intensidade), contribuindo amplamente para psicologia perceptiva, economia comportamental e todas as ciências sociais e de decisão. Criou o Axioma de Escolha de Luce e introduziu métodos utilizando teoria de grafos nas ciências sociais.
“Luce (..) é aclamado como uma das figuras mais influentes nas ciências sociais. Ele combinou modelos matemáticos formais e experimentos psicológicos para compreender e prever o comportamento humano, alterando fundamentalmente nossa compreensão de como indivíduos e grupos tomam decisões. Seus livros, incluindo Individual Choice Behavior, são amplamente reconhecidos como inovadores em economia e psicologia e têm sido usados por gerações de estudantes e colegas. O trabalho de Luce ao longo de meio século rendeu mais de 250 artigos científicos e nove livros e cruzou fronteiras disciplinares para oferecer uma perspectiva inovadora sobre o comportamento humano.”
University of California, Irvine
_
“O Livro Vermelho é tão importante hoje como era há 50 anos. Ele, juntamente com os artigos e livros subsequentes de Duncan, estabeleceu o padrão para a teoria na psicologia (…) Duncan foi um gigante da ciência moderna que deixou uma marca indelével nas ciências comportamentais e sociais.”
Richard C. Atkinson, ex-presidente e regente do sistema da Universidade da Califórnia e ex-chanceler da UC San Diego
_
“seu trabalho permanecerá como um dos grandes corpos de pesquisa em psicologia matemática e experimental em toda a psicologia do século XX e início do século XXI.
Patrick Suppes, Professor Emérito de Filosofia da Universidade de Stanford
_
“um dos mais importantes cientistas psicológicos da nossa área.”
Elizabeth F. Loftus, University of California, Irvine
_
“Apesar de muitas mentes matemáticas de qualidade terem trabalhado em psicologia, Luce estava numa classe à parte no que diz respeito à combinação de conhecimentos matemáticos e científicos que ele trazia para os problemas em que trabalhava, que eram geralmente problemas de importância fundamental. Luce recebeu quase todas as honras possíveis (…) Ele era um gigante, um gigante muito amado e admirado.”
Alfred H. Fuchs
_
Se o cara foi tão foda, por que ninguém conhece?
Em geral, não conhecemos a Psicologia Científica. Conhecemos a psicologia popular e a psicologia acadêmica, mas nenhuma delas é necessariamente científica.
Conhecer o Luce é um pequeno passo para mudar isso. Compartilhe e contribua 😉
Referências:
Association for Psychological Science – APS. Remembering R. Duncan Luce. (2013, September 30). https://www.psychologicalscience.org/observer/remembering-r-duncan-luce
Gallistel, C. R., & Krantz, D. H. (2013). Obituary: R. Duncan Luce (1925-2012): A founder of mathematical psychology. The American Journal of Psychology, 126(4), 493–498. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.126.4.0493
About the Author
0 Comments