O que é a linguagem
“A linguagem é vista em várias teorias como uma herança genérica, um sistema matemático, um fato social, a expressão da identidade individual, a expressão da identidade cultural, o resultado da interação dialógica, uma semiótica social, as intuições de falantes nativos, a soma de dados atestados, uma coleção de pedaços memorizados, um sistema combinatório discreto governado por regras, ou a ativação elétrica numa rede distribuída. Mas para fazer justiça à linguagem, não temos de expressar lealdade a uma ou a algumas destas visões concorrentes – e aspirantes a hegemônicas. Não temos de escolher. A linguagem pode ser pode ser tudo isto ao mesmo tempo.”
Cook & Seidlhofer (1995)
Outro ótimo exemplo de como é possível integrar áreas de conhecimento e perspectivas diferentes, em vez de nos separar em tribos e brigar pela hegemonia de uma definição de um conceito.
Cook, G. & Seidlhofer, B. (1995) ‘An applied linguist in principle and practice’ In: G. Cook & B. Seidlhofer (eds) Principle and Practice in Applied Linguistics. Studies in honour of H. G. Widdowson. Oxford: Oxford University Press.
About the Author
0 Comments