fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

Pensamentos conscientes causam comportamento?

É uma pergunta estranha, certo?

“Como assim?! Mas é claro! Eu penso que quero comer um pão de queijo, vou lá e como um pão de queijo”.

É intuitivo pensar que pensamentos conscientes causam comportamentos. Mas nem tudo que é intuitivo está certo.

Alguém poderia argumentar que tanto comportamentos quanto pensamentos conscientes são causados por processos mentais inconscientes. Como você responderia a isso?

A questão da causalidade consciência → comportamento não é simples nem tão óbvia quanto parece. Porém, temos ótimas cabeças pensando sobre isso.

Resultados de um belo trabalho sobre o tema podem ser vistos no artigo (com o título óbvio) “Do Conscious Thoughts Cause Behavior?” (“Pensamentos conscientes causam comportamento?“).

O resumo é o seguinte (grifos meus):

As intuições cotidianas sugerem total controle consciente do comportamento, mas as evidências de causalidade inconsciente e automaticidade sustentam a visão contrária de que o pensamento consciente tem pouco ou nenhum impacto sobre o comportamento.

 

Revisamos estudos com atribuição aleatória a manipulações experimentais de pensamento consciente e medidas dependentes de comportamento. Tópicos incluem prática mental e simulação, antecipação, planejamento, reflexão e ensaio, raciocínio, efeitos contraproducentes, tomada de perspectiva, autoafirmação, enquadramento, comunicação e respostas automáticas de substituição.

 

A evidência da causa consciente do comportamento é profunda, extensa, adaptável, multifacetada e empiricamente forte.

 

No entanto, a causalidade consciente é frequentemente indireta e retardada e depende da interação com processos inconscientes. A consciência parece especialmente útil para permitir que o comportamento seja moldado por fatores não presentes e por informações sociais e culturais, bem como para lidar com múltiplas opções ou impulsos concorrentes. É plausível que quase todo o comportamento humano vem de uma mistura de processamento consciente e inconsciente.

Muitas das nossas intuições sobre psicologia podem estar erradas e a experimentação é um ótimo meio de verificar se nossas ideias sobre o mundo estão realmente certas. Pelo jeito, pensar assim leva a comportamentos que produzem ótimos resultados 😉


Referência:

Baumeister RF, Masicampo EJ, Vohs KD. Do conscious thoughts cause behavior? Annu Rev Psychol. 2011;62:331-61. doi: 10.1146/annurev.psych.093008.131126. PMID: 21126180.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *