fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

O trem desgovernado: um dilema filosófico e psicológico

Antes de ouvir o episódio, faça o teste:

1) Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?

A) Mudaria

B) Não mudaria

2) Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?

A) Empurraria

B) Não empurraria

*

O dilema do trem desgovernado ou dilema do bonde desgovernado (ou só dilema do trem/bonde) é uma questão ética bem famosa.

Há tempos que se busca respostas para o dilema do trem na ética/filosofia, do utilitarismo à Kant. Recentemente, os estudos em Psicologia e Neurociência vieram para tornar essa questão ainda mais interessante 🙂

*

Acréscimos:

1) Correção: no minuto 15, quando eu falo “matar 1 milhão de pessoas para salvar 5″…eu queria dizer: matar 5 milhões de pessoas para salvar 1 milhão. É a mesma proporção, 5 para 1. Mas agora na casa dos milhões.

2) A série que eu indiquei se chama “Mindfield”.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *