fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

Como tirar as preocupações da mente? 🔧Técnicas / práticas

As preocupações são grudentas. Você pode querer tirar a preocupação da cabeça mas daí pensa que a preocupação pode te proteger, então se preocupa em não se preocupar. Daí você mantêm a preocupação em mente para ficar menos preocupada. Doideira, né?

As preocupações realmente são úteis às vezes. Mas muitas vezes nada de ruim acontece e a preocupação foi o único problema que você teve.

Vejamos algumas formas de tirar as preocupações da sua cachola.

Como tirar as preocupações da mente: dicas práticas

Qual é a utilidade da preocupação?

Quanto essa preocupação é útil? Se for sobre conseguir pegar o último ônibus, pode ser bem útil. Se for sobre um futuro hipotético em que as máquinas vão dominar o mundo e nos usar como bateria, pode não ser tão útil assim. Pode até ser que um futuro hipotético catastrófico aconteça, mas sua preocupação vai te ajudar a mudar alguma coisa? Ela será útil para evitar o Armageddon?

Uma reflexão utilitarista da preocupação pode te colocar em uma nova perspectiva. Mudando sua forma de pensar e avaliar as preocupações, pode ser que elas sumam quando você finalmente percebe a inutilidade delas (afinal, um dos motivos das preocupações existirem é elas parecerem úteis).

Qual é a probabilidade da preocupação ocorrer de fato?

Se você moscar, pode ser que perca o ônibus. A preocupação pode ser útil aqui ao te deixar alerta para um evento negativo bem provável. Mas qual é a probabilidade de ocorrer o armageddon maquínico enquanto você estiver vivo?

Expliquei mais sobre como usar cálculo de probabilidades nesse vídeo:

Praticar mindfulness:

Mindfulness envolve estar completamente presente no momento atual sem julgamentos. Práticas como meditação, respiração profunda ou caminhada consciente podem ancorar sua mente no presente e reduzir a influência das preocupações.

Falando nisso…

Tire as preocupações da sua mente colocando sua mente no mundo

Podemos ficar incessantemente pensando e pensando e pensando…nossa mente pode ser um filme eterno que não para de passar e pode ser difícil tirar pensamentos repetitivos da cabeça. Por isso quem tem muitas preocupações pode sofrer muito, o tempo todo.

Uma forma de tirar preocupações da cabeça é ocupar sua cabeça com outras coisas e não deixar espaço para as preocupações. Por exemplo, focar sua atenção no momento presente. Em vez de tomar banho ruminando suas preocupações, você pode se concentrar nas sensações corporais que tem durante o banho, em uma música ou em alguma outra coisa não preocupante.

Imersão em um hobby

Distraia sua mente envolvendo-se em atividades que você gosta. Seja pintura, leitura, jardinagem ou tocar um instrumento musical, se dedicar a um hobby proporciona uma saída e uma pausa nas preocupações persistentes.

Pode parecer bobo, mas muita gente entrou em um padrão de preocupação e até esquece do lazer. Fica constantemente pensando no que pode acontecer, no que deveria fazer etc e estabele um padrão de funcionando em que está sempre alerta “rastreando” ameaças.

Se você entrou no modo preocupação de modo que até parece ser sua personalidade (você pensa que É uma pessoa preocupada), pode ser bem útil você se obrigar a ter momentos de lazer, pelo menos no começo. Você pode programar que todo dia às 19h vai fazer x coisa que você gosta, não importa a preocupação que você tem. Não existe perigo que exija que você fique alerta 24h por dia, todos os dias.

Estabelecer um Tempo para Preocupações

Reserve um tempo específico em seu dia dedicado a abordar suas preocupações. Durante esse “tempo para preocupações”, permita-se pensar sobre selas. Fora dessa hora marcada, redirecione conscientemente seus pensamentos para assuntos mais positivos e construtivos.

Limitar a Exposição a Informações Negativas

A exposição constante a notícias e informações angustiantes pode contribuir para preocupações intensificadas e para deixar você em um modo permanentemente preocupado. Dependendo da informação que você consome, o mundo pode parecer muito assustador. Estabeleça limites para o tempo que você gasta consumindo notícias e escolha fontes confiáveis para se manter informado sem ficar sobrecarregado.

Use técnicas fisiológicas

Não são  só as preocupações da mente que deixam o corpo tenso. O corpo tenso também influencia na produção das preocupações. Se seu corpo fica em um estado de luta ou fuga constante, faz sentido que você fique preocupado, né? Afinal, se seu corpo está tenso, deve ter algum motivo, logo…as preocupações aparecem e parecem fazer sentido.

Entretanto, é muito comum nosso corpo estar tenso por simples hábito. Repare aí agora: como estão seus músculos? Tensos? Seus ombros estão erguidos? Sua nuca está tensa? Parece que seu corpo todo está contraído? Por que? Pode ser simplesmente porque você se habituou assim.

Felizmente podemos usar técnicas bottom-up (de baixo para cima, do corpo para o cérebro). Elas consistem em mudar seu estado fisiológico para então mudar seu estado psicológico. Você pode usar, por exemplo, a respiração diafragmática.

Sente-se ou deite-se confortavelmente, coloque uma mão no peito e outra no abdômen. Inspire lentamente pelo nariz, fazendo com que o abdômen se expanda, e expire pela boca, permitindo que o abdômen se contraia. Respire beeeem devagaaar….

Outra forma de alterar seu estado fisiológico para tirar as preocupações da sua cabeça é fazer exercícios físicos. Pode ser musculação, caminhada, corrida, ioga, basquete, bocha, críquete, peteca…

“Ah, mas se eu tirar minhas preocupações da cabeça, algo ruim pode acontecer!”

Uma dificuldade adicional em tirar as preocupações da mente é sentir preocupação por não ter preocupações. Podemos acreditar que elas nos protegem. O que fazer?

Para não perder o fator protetivo das suas preocupações, você pode registrá-las. Escreva, grave, fale para a Alexa te lembrar mais tarde se estiver no banho. Assim, você não precisa ficar loopando (repetindo) a preocupação sem parar (como se fosse um número de telefone que você não pode esquecer).

 

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *