fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

Sua autoestima está te impedindo de estudar e aprender?

Você tem testado sua autoestima ultimamente?

Autoestima é como você se vê. Muito se fala em ter uma boa autoestima, ou seja, se ver positivamente. Mas simplificar demais pode gerar prejuízos.

Por exemplo: alguns estudantes podem se distrair sempre que tentam estudar porque têm medo de testar o seu conhecimento e, consequentemente, sua autoestima.

Afinal…quem quer se achar burro?

Esses estudantes se sentem mais confortáveis recebendo notas ruins, desde que a culpa seja deslocada. Se eu penso que tive um resultado ruim porque não estudei fico muito mais confortável do que se penso que o resultado ruim é porque não sou capaz.

Isso vale pra muitas outras coisas, como falar em público, começar conversas com pessoas, aprender matemática, dançar etc.

A boa notícia é: nós podemos aprender. E é por isso que estudamos e praticamos habilidades. Logo, o resultado ruim é temporário e nosso desempenho melhora se estudarmos e praticarmos mais.

O teste é uma das melhores formas de estudar e aprender

E não estou falando de provas acadêmicas, mas de testar-se. Precisamos colocar à prova o que sabemos, pra ver se realmente sabemos.

Testar é uma técnica de estudo que traz benefícios em si mesma. O ato de testar seus conhecimentos já te ajuda a aprender, independente de provas e notas.

Evite o autoengano e supere o medo de testar sua capacidade. Sua autoestima não será destruída. Ela pode ser abalada por um momento, mas ao aprender, você a reconstruirá maior e mais forte.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *