fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

O herói dos negócios e a história não contada

O maquinário criador de sentido do Sistema 1* faz com que vejamos o mundo como mais ordenado, simples, previsível e coerente do que na realidade é*.

A ilusão de que se compreende o passado alimenta a ilusão adicional de que se pode prever e controlar o futuro.

Essas ilusões são tranquilizadoras. Reduzem a ansiedade que experimentaríamos se nos permitíssemos admitir inteiramente as incertezas da existência. Todos temos necessidade da mensagem tranquilizadora de que ações têm consequências apropriadas, e de que o sucesso recompensa a sabedoria e a coragem.

Muitos livros de negócios são feitos sob medida para satisfazer essa necessidade.

Uma estimativa muito generosa da correlação entre o sucesso da empresa e a qualidade de seu CEO pode chegar a 0.30, indicando sobreposição de 30%.

Em um mundo bem ordenado e previsível, a correlação seria perfeita (1).

Os consumidores têm sede de uma mensagem clara sobre os determinantes do sucesso e do fracasso nos negócios, e precisam de histórias que ofereçam uma sensação de compreensão, por mais ilusória que seja.

(…) histórias de sucesso e fracasso invariavelmente exageram o impacto do estilo de liderança e de práticas gerenciais nos resultados da empresa, e desse modo a mensagem delas raramente é útil.

Kahneman, Rápido e Devagar

* Sistema 1, na proposta do Kahneman, é nosso modo de pensar automático, rápido, intuitivo.

** negritos meus.

Somos naturalmente atraídos por histórias/narrativas. Elas estão na história da nossa espécie desde antes da escrita, quando a cultura era transmitida pelas conversas em volta da fogueira. Também somos naturalmente atraídos por buscar agentes no mundo. A Jornada (ou mito) do Herói une essas duas coisas.

Por outro lado, temos uma dificuldade natural com estatística. É difícil e parece não fazer sentido a princípio. Não é nosso modo padrão de pensar.

O problema é que o agente não é causa única do sucesso. Ele é uma entre muitas variáveis que influenciam os resultados. Mas quase ninguém sabe disso, nem o agente, nem quem conhece sua história.

O mito do herói pode te dar ilusão de controle e conforto. Por outro lado, quando você fracassa pode acreditar que é tudo sua culpa e sofrer por isso.

Entender que o ‘herói’ é só uma peça do jogo pode te deixar desconfortável, mas entender o jogo te permite superar ilusões e ter maior capacidade de efetivamente produzir mudanças.

“Se conhecermos as leis da mudança, podemos nos antecipar a elas e a liberdade de ação se tornará então possível”.

– I Ching, O Livro das mutações

Baixe aqui o ebook Psicologia Prática

São 107 técnicas, passo a passo, para você fazer mudanças reais.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *