O herói dos negócios e a história não contada
“O maquinário criador de sentido do Sistema 1* faz com que vejamos o mundo como mais ordenado, simples, previsível e coerente do que na realidade é*.
A ilusão de que se compreende o passado alimenta a ilusão adicional de que se pode prever e controlar o futuro.
Essas ilusões são tranquilizadoras. Reduzem a ansiedade que experimentaríamos se nos permitíssemos admitir inteiramente as incertezas da existência. Todos temos necessidade da mensagem tranquilizadora de que ações têm consequências apropriadas, e de que o sucesso recompensa a sabedoria e a coragem.
Muitos livros de negócios são feitos sob medida para satisfazer essa necessidade.
Uma estimativa muito generosa da correlação entre o sucesso da empresa e a qualidade de seu CEO pode chegar a 0.30, indicando sobreposição de 30%.
Em um mundo bem ordenado e previsível, a correlação seria perfeita (1).
Os consumidores têm sede de uma mensagem clara sobre os determinantes do sucesso e do fracasso nos negócios, e precisam de histórias que ofereçam uma sensação de compreensão, por mais ilusória que seja.
(…) histórias de sucesso e fracasso invariavelmente exageram o impacto do estilo de liderança e de práticas gerenciais nos resultados da empresa, e desse modo a mensagem delas raramente é útil.”
* Sistema 1, na proposta do Kahneman, é nosso modo de pensar automático, rápido, intuitivo.
** negritos meus.
Somos naturalmente atraídos por histórias/narrativas. Elas estão na história da nossa espécie desde antes da escrita, quando a cultura era transmitida pelas conversas em volta da fogueira. Também somos naturalmente atraídos por buscar agentes no mundo. A Jornada (ou mito) do Herói une essas duas coisas.
Por outro lado, temos uma dificuldade natural com estatística. É difícil e parece não fazer sentido a princípio. Não é nosso modo padrão de pensar.
O problema é que o agente não é causa única do sucesso. Ele é uma entre muitas variáveis que influenciam os resultados. Mas quase ninguém sabe disso, nem o agente, nem quem conhece sua história.
O mito do herói pode te dar ilusão de controle e conforto. Por outro lado, quando você fracassa pode acreditar que é tudo sua culpa e sofrer por isso.
Entender que o ‘herói’ é só uma peça do jogo pode te deixar desconfortável, mas entender o jogo te permite superar ilusões e ter maior capacidade de efetivamente produzir mudanças.
“Se conhecermos as leis da mudança, podemos nos antecipar a elas e a liberdade de ação se tornará então possível”.
– I Ching, O Livro das mutações
Baixe aqui o ebook Psicologia Prática
São 107 técnicas, passo a passo, para você fazer mudanças reais.
About the Author
0 Comments