O trem desgovernado: um dilema filosófico e psicológico
Antes de ouvir o episódio, faça o teste:
1) Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?
A) Mudaria
B) Não mudaria
2) Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?
A) Empurraria
B) Não empurraria
*
O dilema do trem desgovernado ou dilema do bonde desgovernado (ou só dilema do trem/bonde) é uma questão ética bem famosa.
Há tempos que se busca respostas para o dilema do trem na ética/filosofia, do utilitarismo à Kant. Recentemente, os estudos em Psicologia e Neurociência vieram para tornar essa questão ainda mais interessante 🙂
*
Acréscimos:
1) Correção: no minuto 15, quando eu falo “matar 1 milhão de pessoas para salvar 5″…eu queria dizer: matar 5 milhões de pessoas para salvar 1 milhão. É a mesma proporção, 5 para 1. Mas agora na casa dos milhões.
2) A série que eu indiquei se chama “Mindfield”.
Podcast: Play in new window | Download
About the Author
0 Comments