fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

Qual é a diferença entre inveja e ciúme?

A diferença entre inveja e ciúme é uma dúvida comum. Vamos fazer um teste rápido. Resposta às seguintes questões:

Você vê seu parceiro(a) conversando com a ex-namorada. Isso te deixa com:

  • A) inveja
  • B) ciúme

Um amigo seu acabou de ganhar na loteria. Você sente:

  • A) inveja
  • B) ciúme

Muita gente não vê claramente qual é a diferença entre inveja e ciúme. Isso é mais comum na língua inglesa, mas também acontece por aqui. Há pessoas que dizem que sentem ciúme nos dois casos, mas o que realmente sentem é:

  • Caso 1 (conversa com ex): ciúme
  • Caso 2 (amigo ganhou na loteria):  inveja. 

Algumas pessoas tendem a achar que inveja é ciúme e ciúme é inveja.

Por que as pessoas fazem essa confusão? 

Um motivo para essa dificuldade em diferenciar inveja de ciúme é linguístico mesmo, a confusão entre os significados das palavras ciúme e inveja. Outro motivo é psicológico: a mistura das emoções/sentimentos. Por exemplo: o ciúme inclui, em muitos casos, um pouco de inveja.

A inveja

A inveja ocorre quando acreditamos que o outro tem mais do que nós e desejamos possuir o que ele tem. A riqueza é um exemplo. Você vê seu amigo com uma Lamborghini e quer ter uma também. Ou, para usar exemplos mais comuns, você pode querer um celular ou mesmo um conjunto de potes herméticos da Tupperware.

A inveja pode ter como consequências: 

  1. querer destruir o que é do outro ou 
  2. imitar o outro (de um jeito positivo) por querer ser como ele.

O ciúme

O ciúme envolve uma relação entre três ou mais pessoas pela atenção e sentimentos positivos de uma delas e envolve principalmente o amor e o medo da perda.

Exemplo: ao ver seu parceiro conversando com a ex você sente ciúme (medo de perdê-lo) e não inveja (querer ter o que a ex tem). Como quem “””””possui””””” seu parceiro é você, você não sente inveja do que ela “tem”…porque ela não “tem”.

(As “aspas” são pra indicar que essa ideia de posse é problemática; inclusive já falei aqui sobre o que é ser possessivo e ciumento.)

Então…a diferença entre inveja e ciúme é:

A inveja envolve duas pessoas e diz respeito principalmente às qualidades e/ou bens desejáveis do outro. O ciúme envolve três pessoas e diz respeito principalmente ao medo de perder o que você tem.

A inveja está ligada a querer algo que não tem, enquanto o ciúme está ligado a já ter algo.

A diferença entre inveja e o ciúme de quem você não “tem”

Também existe o ciúme de algo que você não “tem”, como o ciúme do pessoas que não tem compromisso com você ou mesmo de artistas que não te conhecem. Porém, mesmo esse tipo de ciúme é diferente da inveja.

Suponha que você ame a Beyonce e ela não te conhece. Você gostaria de tê-la como namorada mas ela prefere o Jay-Z. Nesse caso, você pode ter ciúme da Beyonce e inveja do Jay-Z. A Beyonce é algo que você gosta e o Jay-Z “””””tem””””” algo que você gosta.

“Tenho inveja e/ou ciúme, o que fazer?

Sobre a inveja falarei no futuro. Sobre o ciúme, já falei muito sobre o que pode ser feito no Livre do Ciúme. O ciúme pode ser uma força destrutiva nas relações se for deixado solto. Por isso, precisamos aprender a lidar com ele.

O Livre do Ciúme é um curso online, gravado, que você pode assistir na hora que quiser. Clique aqui para saber mais. Qualquer dúvida, fala comigo.

 

Tags:

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *