fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

ATENÇÃO | 1. Confirme sua assinatura clicando no link que receber no email (confira spam) | 2. Cancele quando quiser.

Qual é o significado do ciúme? A palavra, a psicologia e a vida

O que é o significado do ciúme?

O significado do ciúme é o que ele representa.

Exemplo: a palavra gato representa um animal supremo com quatro patas, peludo (geralmente), reflexos ninja e que mia. O que a palavra ciúme representa? O que ciúme significa? Ele é um sinal/símbolo de que? Vejamos.

O significado da palavra ciúme

Do dicionário Oxford:

ciúmes
adjetivo
significado: “sentir ou demonstrar inveja de alguém ou de suas conquistas e vantagens.”
Exemplo: “ele ficou com ciúmes do sucesso dela”
É curioso que já a primeira definição que aparece é de inveja, não de ciúme. Os gringos misturam muito os conceitos, mas a diferença entre ciúme e inveja é mais clara para nós. Vejamos outra definição:
_
“sentir ou demonstrar suspeita da infidelidade de alguém em um relacionamento.”
Exemplo: “um namorado ciumento”
Essa segunda definição já tem a ver com ciúme, apesar de não ser perfeita. Pensamentos e sentimentos de suspeita de infidelidade são muito comuns no ciúme, mas podem acontecer sem ele, e o ciúme pode acontecer sem a suspeita. Esse ainda não é o melhor significado do ciúme. Vamos para o dicionário de Cambridge:
adjetivo ciumento ( INFELIZ )
significado: “chateado e irritado porque alguém que você ama parece interessado em outra pessoa”
Exemplos: um marido / esposa ciumento;  Anna diz que sente ciúmes toda vez que outra mulher olha para o namorado.
Melhorou. Vejamos uma outra:
“ciúme
adjetivo ( MEDO DO AMOR )
temer que alguém que você ama ame outra pessoa ou seja amado por outra pessoa”
Boa também. Mas ciúme significa ficar chateado e irritado pelo aparente desejo de quem você ama em outra pessoa ou significa ter medo de que ela ame outra pessoa?
A real é que é tudo isso. O ciúme é uma emoção complexa, que mistura várias outras. Os significados de ciúme que vimos nos dicionários não abrangem bem o ciúme. O que é o ciúme para a Psicologia então?

Qual é o significado do ciúme na Psicologia?

Significado de ciúme

Vamos focar aqui no significado do ciúme romântico:

um complexo de pensamentos, sentimentos e ações que seguem ameaças à autoestima e/ou ameaças à existência ou qualidade do relacionamento quando essas ameaças são geradas pela percepção de uma atração romântica real ou potencial entre o parceiro e um rival (talvez imaginário).” – Gregory White

Então, ciúme envolve um monte de coisas.

Vamos ver como isso se aplica no exemplo “Anna diz que sente ciúmes toda vez que outra mulher olha para o namorado”.

Anna interpreta o olhar de outra mulher para seu namorado como uma ameaça ao seu relacionado e autoestima. Pensamentos de seu namorado a traindo com a outra mulher aparecem à sua mente, ela sente medo e age controlando seu namorado cada vez mais.

Pode ser que você queira saber o que é o significado do ciúme apenas da forma mais básica, ou seja, a definição de dicionário ou a definição da psicologia. Porém, pode não ser o caso…

“O que o ciúme significa para mim e para meus relacionamentos?”

Existe outro significado possível para a busca pelo significado do ciúme. Essa está mais relacionada a questões como:

Essas questões estão mais ligadas às consequências do ciúme. Qual é o significado do ciúme para minha relação? O que ele quer dizer? O que vai acontecer? Aonde ele vai levar? Quais serão os efeitos práticos dele?

Nesse sentido, o significado do ciúme costuma ser negativo. Ele é representado como o monstro de olhos verdes, o dragão do paraíso, um programa de destruição da relação.

Pesar do significado negativo que ele geralmente recebe, o ciúme também pode ser positivo. Será então que é uma boa provocar ciúme? Vale a pena fazer ciúmes no namorado?

Isso é delicado, já que o ciúme é uma paixão perigosa. É possível e domar o dragão do ciúme e fazer dele o guardião da sua relação, mas isso precisa ser aprendido.

O significado do ciúme para você: destruição ou proteção?

O significado do ciúme também tem uma dimensão particular. Tem quem acredite que ciúme é sinônimo de amor (e proteção da relação), por exemplo. Pode até estar tudo bem para essa pessoa, mas e para o parceiro dela? Para ele, o ciúme pode ter outro significado (destruição da relação). E aí?

Por isso, além de entender os significados de ciúme para cada um, é importante entender a relação como um sistema. Por isso, lá no Livre do Ciúme (curso online), temos módulos separados para cada coisa.

Nos Módulo 1 (Introdução) e 2 (As raízes inconscientes do ciúme) você vai entender melhor o significado do ciúme, suas causas e o que ele representa.

O Módulo 3 é Como mudar o comportamento (seu e dos outros). A ideia aqui é te mostrar como mudar as coisas em você e no seu parceiro (na boa).

O Módulo 7 é o Estratégias relacionais, que te mostra como mudar a relação, ou seja, a interação você-parceiro.

O ciúme parece complexo se não aprendemos direito sobre ele

Como vimos, o ciúme é complexo. Mas complexidade não quer dizer necessariamente dificuldade. Olha a definição de complexo do dicionário Oxford:

“complexo
substantivo masculino
construção composta de numerosos elementos interligados ou que funcionam como um todo.”

O ciúme tem várias partes (pensamentos, sentimentos, comportamentos). Mas isso também tem um aspecto positivo: mexer nas partes modifica o todo. Por isso projetamos o Livre do Ciúme para lidar com as várias parte do ciúme.

O objetivo central é te mostrar como transformar o dragão do ciúme (que poderia destruir sua relação) no seu mascote, um guardião da sua relação. Isso envolve mudar o significado do ciúme (ressignificar), mas também usar técnicas adequadas.

Não é porque o ciúme é complexo que o Livre do Ciúme é difícil. Fizemos o curso usando linguagem simples para que todo mundo consiga entender. As coisas ficam mais fáceis quanto mais sabemos sobre elas.

Clique aqui para saber mais sobre como você pode aprender a superar o ciúme.

Tags:

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Doutorando, mestre e graduado em Psicologia. Especializando em Neurociências. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *