fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

Você é como as pessoas julgam?

A resposta é: não.

A pessoa que mais tem informação sobre você é você mesmo, e nem você sabe exatamente como você é. Pessoas criam rótulos e agem como se eles fossem uma “foto” real de alguém.

Você é uma pessoa boa? Veja que “pessoa boa” é um rótulo, uma tentativa de te definir e te resumir.

Mas você é limitado de várias formas (sua memória é pior do que pensa, sua percepção é distorcida etc). Bem provável que em algum momento, sem perceber, você disse ou fez algo que deixou alguém triste. Essa pessoa te julgou como uma pessoa má.

E agora, quem está certo? Você é uma pessoa boa ou má?

A pergunta é ruim, a resposta também. Não tem como o rótulo ser uma “foto” da realidade. Não dá pra te resumir em uma palavra ou frase.

Em vez de pensar se você é uma pessoa boa ou má, como uma totalidade, é muito mais sensato avaliar sua ação. A sua ação deixou alguém triste, mas você geralmente não tem más intenções nas suas ações geralmente.

Vê que isso não fala de você como uma totalidade? Falar e mudar ações é muito melhor do que julgar e rotular pessoas. Causa menos reações emocionais negativas, permite um pensamento muito mais claro e racional e permite que a pessoa entenda e resolva melhor os problemas.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *