fbpx

Receba as novidades do Universo da Psicologia

Atenção | 1. você receberá um email automático e precisa confirmar a sua assinatura. Clique no link que receber no seu email (confira na sua caixa de spam) | 2. Cancele quando quiser com um só clique.

Faça sem vontade

Pode ficar tranquilo, não é papo de quem acorda 5h da manhã cheio de energia. Até porque eu sou um dos caras mais preguiçosos e sem energia do universo conhecido.

As pessoas tem níveis de vontade diferentes, e essa vontade varia por causa de um monte de coisas. Mas tem um fato sobre a vontade que pode mudar pra sempre a forma como você vê isso: muitas vezes a vontade não vem.

Imagem do Miles Johnston

Um problema comum é esperar pela vontade de fazer algo, e como essa vontade não chega, procrastinar e não fazer o que é pra fazer. Eu luto sempre contra esse problema, não me livrei disso, mas entender melhor como funciona esse negócio de vontade me ajuda a “funcionar” melhor.

Uma possibilidade é a vontade não vir, e só. Mesmo assim você precisa fazer algo. E você faz. Com certeza tem alguma coisa na sua vida que você não queria fazer mas faz, porque é obrigado. Viu como funciona?

Não vou te dizer que você tem que acordar 5h da manhã cheio de energia. Eu até entendo (com dificuldade) que existam pessoas assim, mas com certeza não é a realidade de todos.

A realidade é que a vontade pode não vir, mas você pode fazer o que precisa ser feito mesmo assim. Saber disso não é tão agradável, mas pode impedir que você fique esperando a vontade aparecer atoa.

Uma outra possibilidade é mais animadora.

A vontade pode vir DEPOIS que você começa a fazer algo.

Isso acontece muito comigo. Tô com preguiça de fazer algo (exercícios, conversas, trabalho etc), começo a fazer sem vontade, magicamente começo a gostar de estar fazendo esse algo.

É contraintuitivo. É criar vontade, em vez de ficar esperando que ela apareça do nada.

 

Ps.: Esse “truque” para “criar vontade” não é achismo meu. É uma técnica psicológica/comportamental que comprovadamente funciona, inclusive para quadros graves como a depressão.

About the Author

Tiago Azevedo
Tiago Azevedo

Mestre e graduado em Psicologia. Vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano. Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Há anos trabalho no "Universo da Psicologia", um projeto de divulgação da Psicologia em várias plataformas (blogs, Youtube, podcast, redes sociais etc) que soma mais de 200.000 seguidores.

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *