Como treinar a mente para pensar positivo? (realisticamente!)
Como treinar a mente para pensar positivo? Basta dizer a mim mesmo que tudo é maravilhoso e pronto? Não é por aí.
Dizer a si mesmo para pensar positivo só funciona quando você acredita nisso. Você pode dizer 1000x “tenho que pensar positivo, tá tudo lindo!”, mas se você não acreditar nisso uma única vez, não adianta.
Nossa mente não funciona simplesmente por repetição e força bruta. Então…
Como treinar a mente para pensar positivo (de forma realista)
O resultado desejado do treinamento é estabelecer um novo padrão, uma nova tendência. Assim como um jogador de futebol treina para mover seu corpo de determinada forma, podemos nos treinar para ‘mover’ nossa mente/cérebro de determinada forma. Vamos às estratégias e práticas.
Pratique a Gratidão Diariamente (Sério! Não pare antes de ler)
Eu sei que muita gente tem repulsa por esse termo (incluso meu eu do passado). Ignore todo papo mágico, vamos aos fatos. O processo de procurar coisas para agradecer é uma forma de mudar seu padrão de pensamento para um padrão mais positivo. Expliquei melhor isso no vídeo abaixo:
Como você pode ver no vídeo abaixo, sou fã do Schopenhauer. Não sou das pessoas mais positivas…
Acontece que um dos pilares fundamentais do pensamento positivo é a gratidão. Gostemos ou não. Se você curte parecer trevoso, não precisa mudar seu estilo para gratiluz que abraça árvore. Você pode fazer seu processo de buscar o que tem para agradecer escondido no escuro do seu quarto.
Eu, por exemplo, não tem nada contra quem abraça árvores. Eu não abraço, mas gosto muito delas. Há poucos anos comecei a perceber melhor e achar foda as belezas da natureza. Cada pessoa vai ter suas particularidades em relação a isso.
Reserve um momento a cada dia para pensar sobre as coisas pelas quais você é grato. Seja o calor do sol, amigos e parentes ou mesmo os prazeres mais simples (tipo um prato de arroz, se você for um epicurista). Reconhecer e apreciar esses aspectos da sua vida pode mudar seu foco do que está faltando para o que você já tem de bom.
Desafie Pensamentos Negativos
Pensamentos negativos podem ser como ervas daninhas, apodrecendo seu “jardim mental”. Aprenda a identificar e desafiar esses pensamentos. Pergunte a si mesmo se eles se baseiam em fatos ou suposições. Muitas vezes, catastrofizamos situações, assumindo que o pior acontecerá. Ao avaliar objetivamente as evidências, você pode substituir pensamentos negativos por outros mais realistas e positivos.
Use o ambiente para treinar sua mente para pensar positivo
A companhia que você mantém tem um impacto profundo na sua mentalidade. Estar cercado de influências positivas – amigos, familiares, professores… – te afeta mesmo que você não perceba as mudanças. Você pode se expor a conteúdo que te ajude a pensar positivamente, seja na televisão, em livros, vídeos, podcasts, redes sociais etc. Quanto mais você se envolve com formas de pensar mais positivas, mais seu próprio pensamento tende a isso. Uma parte boa dessa estratégia é que você pode treinar sua mente para pensar positivo de forma constante sem perceber necessariamente que está treinando.
Meditação Mindfulness
A meditação mindfulness é uma ferramenta poderosa para treinar sua mente a permanecer presente e focada. Reserve um tempo a cada dia para a meditação, permitindo-se observar seus pensamentos sem julgamento. Essa prática pode ajudar a quebrar o ciclo de pensamento negativo e promover uma maior sensação de paz interior.
Veja que isso não é necessariamente pensar positivo. Pode ser simplesmente não se deixar levar pelos pensamentos negativos. Mas pensamentos neutros já são melhores do que pensamentos negativos, certo? E eles já levam sua mente mais próximo de pensar positivo.
Aprenda com Desafios
A vida está repleta de desafios, mas cada obstáculo apresenta uma oportunidade de crescimento. Em vez de ver contratempos como falhas, veja-os como lições valiosas. Pense sobre o que você pode aprender de experiências difíceis e use esse conhecimento para se adaptar e melhorar. Abraçar desafios com uma mentalidade positiva pode transformar obstáculos em degraus.
Lembre-se que não é uma visão ingênua da coisa. Não adianta eu te falar isso e depois você se falar isso se você não acreditar realmente nisso. Mudar de crenças negativas para crenças positivas também não é simples repetição de afirmações positivas. Por isso estamos falando de treinar sua mente para pensar positivo…isso pede algum esforço e tempo.
Pratique a Autocompaixão
Assim como no caso da gratidão, também tenho certo preconceito com a palavra autocompaixão (tô trabalhando para pensar mais positivamente sobre isso). Porém, autocompaixão é uma boa. Inclusive, Schopenhauer, um top tier pessimista, defendia muito a compaixão como forma de aliviar o sofrimento humano.
Não seja um cuzão consigo mesmo Seja gentil consigo mesmo. Entenda que todos cometem erros e enfrentam desafios. Em vez de ser excessivamente crítico, pratique a autocompaixão. Trate-se com a mesma bondade e compreensão que ofereceria a um amigo enfrentando uma situação difícil.
Eu me sinto estranho com esse último parágrafo. Não combina bem com minha visão de mim mesmo como realista-pessimista. Pende muito para um lado otimista ingênuo, que não gosto. Esse é um dos problemas da falar em pensamento positivo: a ingenuidade com que se trata desse assunto.
Treinar sua mente para pensar positivamente não é tão fácil, simples e maravilhoso como podem dizer por aí. Pode ser difícil e trabalhoso. Mas ver isso de forma negativa também é um obstáculo. É possível pensar de forma mais positiva sem ser estúpido e achar que é tudo muito fácil pra todos.
Inclusive, é possível pensar positivo mesmo sendo realista-pessimista. Um exemplo é o niilismo positivo (ou ativo) do Nietzsche. Você pode perceber que o que parecia ruim a princípio pode ser bom.
Um outro exemplo é a questão: o ser humano é bom ou mau por natureza? Acreditar que o humano é mau e não tem jeito é ser pessimista demais, acreditar que ele é bom por natureza é ser otimista demais. Como o humano é mais ou menos bom e mau, potencialmente, como pensar positivo sobre isso? Pode ser um “Tá, o que dá pra tirar de bom disso aí?”.
Treine. É sério, eu preciso dizer isso.
Mesmo que muita gente procure como treinar a mente para pensar positivo, muitos não percebem o que é treinar realmente. Treinar é praticar.
Assim como treinar musculação na cademia muda seu corpo, treinar seu modo de pensar muda seu cérebro. Não é mágica, é simplesmente o fato de que um padrão de pensamento é um padrão de funcionamento do cérebro. Quando você muda seu padrão de pensamento, o que você muda concretamente? O cérebro, claro!
Crie lembretes
Pode ser post it na tela do computador, papel com imã na geladeira ou meu preferido: lembrete com notificação no Google Agenda. O importante é você lembrar de praticar constantemente. Se puder, faça todo dia um pouquinho, pelo menos. Pode ser 5 minutos, já é bem melhor do que nada.
Como treinar sua mente para pensa positivo: um manual \ caixa de ferramentas
Espero que esse artigo já te ajude a começar seu treinamento mental para pensar mais positivamente. Mas é só um começo. Se você quiser grandes mudanças em si é preciso fazer grandes mudanças. Isso não dizer que você precisa sair demais da sua zona de conforto. Quer dizer que você precisa aprender como mudar a adquirir ferramentas práticas para isso.
Essa á a proposta do Psicologia Prática, um livro digital que escrevi com 107 técnicas para mudar sua vida. É como comentei nesse artigo aqui: não é uma psicologia ingênua em que tudo é mágico. É uma psicologia científica, concreta, realista e…que realmente funciona.
(Para mim, também é uma forma de treinar a mente das pessoas para pensar de forma mais positiva sobre a psicologia, que não é “só conversa”, mas também é mudanças claras e objetivas)
Ó capítulo 11 é exclusivamente sobre técnicas para lidar com pensamentos negativos intrusivos. Pode te ajudar muito. E tem muito mais coisa lá. Dá uma olhada aqui.
Se você tiver qualquer pensamento intrusivo negativo a respeito (tipo, “será que isso é golpe?!”), pode falar comigo por email ou por qualquer das redes sociais (os ícones estão aí pelo site).
About the Author
0 Comments